Galeria: 40 anos
(parte 1)

Ribeirão Preto

Abertura:
19 de setembro, 2025 / 18h30–21h30

Período de visitação:
19 de setembro a 31 de outubro de 2025

Alfredo Volpi, Amelia Toledo, Amilcar de Castro, Antonio Dias, Arcangelo Ianelli, Bruno Giorgi, Candido Portinari, Carlos Fajardo, Claudio Tozzi, Di Cavalcanti, Djanira, Eleonore Koch, Eliseu Visconti, Ernesto de Fiori, Flávio de Carvalho, Flávio Shiró, Francisco Rebolo, Franz Weissmann, Guignard, Guto Lacaz, Iberê Camargo, Ivan Serpa, José Pancetti, José Resende, Lasar Segall, Liuba, Luiz Paulo Baravelli, Marcello Grassmann, Maria Leontina, Mira Schendel, Milton Dacosta, Richard Serra, Roy Lichtenstein, Thomaz Ianelli, Tomie Ohtake, Tunga, Victor Brecheret, Waltercio Caldas, Wesley Duke Lee

Como parte das comemorações dos 40 anos de atividade da galeria, apresentamos a primeira parte da exposição “Galeria: 40 anos”, que será inaugurada no próximo dia 19 de setembro, das 18h30 às 21h30, em nossa sede de Ribeirão Preto. 

A Galeria Marcelo Guarnieri abriu sua primeira unidade em agosto de 1985, na casa número 1903 da Avenida 9 de Julho, em Ribeirão Preto. Desde então, vem se consolidando como um importante espaço dedicado à arte, estruturando-se primeiro no interior e expandindo-se, em 2014, para a capital paulista. Considerando o deslocamento – geográfico, simbólico e conceitual – como um fator basilar em sua prática e modo de funcionamento, a galeria construiu uma trajetória marcada pelo trânsito entre diferentes contextos e temporalidades. 

Esta primeira parte da exposição apresenta um recorte que se inicia em 1912, com pinturas de Eliseu Visconti, e se expande até o ano de 1966, com uma obra de Wesley Duke Lee. Esta última funciona como um marco histórico, mas não cronológico, já que a mostra também inclui obras produzidas após essa data. A pintura de Duke Lee atua como elo conceitual com a segunda parte da exposição a ser inaugurada em São Paulo. 

As obras presentes na mostra pertencem à coleção da galeria, aos artistas atualmente representados por ela ou àqueles que participaram de exposições ao longo dessas quatro décadas de atividade. Parte também dessas obras retorna agora ao espaço expositivo da galeria após anos integrando coleções privadas. 

Agradecemos aos artistas, colecionadores, colaboradores, amigos e a todo o circuito de arte por esses anos de convivência, troca e construção conjunta.