Alice Shintani
1971 - São Paulo, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil
Obras
Bio
Exposições na galeria:
2021 Mata À VENDA
2019 Black Stream
2017 Menas
2013 O Cru e o Cozido
Mata, 2019-2021, guache sobre papel. Visão geral da exposição "Vento - exposição antecipatória da 34ª Bienal de São Paulo", Brasil, 2021. Foto: Levi Fanan (Cortesia Fundação Bienal de São Paulo)
Menas, 2015-2021, guaches e bordados sobre papel dobrado sobre caixas de alimentos e de produtos de limpeza. Visão geral da exposição "Faz escuro mas eu canto, 34ª Bienal de São Paulo", Brasil, 2021. Foto: Filipe Berndt
Menas, 2015-2021, guaches e bordados sobre papel dobrado sobre caixas de alimentos e de produtos de limpeza. Visão geral da exposição "Faz escuro mas eu canto, 34ª Bienal de São Paulo", Brasil, 2021. Foto: Filipe Berndt
Menas, 2015-2021, guaches e bordados sobre papel dobrado sobre caixas de alimentos e de produtos de limpeza. Visão geral da exposição "Faz escuro mas eu canto, 34ª Bienal de São Paulo", Brasil, 2021. Foto: Filipe Berndt
Menas, 2015-2021, guaches e bordados sobre papel dobrado sobre caixas de alimentos e de produtos de limpeza. Visão geral da exposição "Faz escuro mas eu canto, 34ª Bienal de São Paulo", Brasil, 2021. Foto: Filipe Berndt
Menas, 2015-2021, guaches e bordados sobre papel dobrado sobre caixas de alimentos e de produtos de limpeza. Visão geral da exposição "Faz escuro mas eu canto, 34ª Bienal de São Paulo", Brasil, 2021. Foto: Filipe Berndt
Mata, 2019-2021, guache sobre papel / peças acumuladas semanalmente em ambiente compartilhado com instalação sonora de cantos Tikmuuun | Visão geral da exposição "Faz escuro mas eu canto, 34ª Bienal de São Paulo", Brasil, 2021. Foto: Filipe Berndt
Mata, 2019-2021, guache sobre papel / peças acumuladas semanalmente em ambiente compartilhado com instalação sonora de cantos Tikmuuun | Visão geral da exposição "Faz escuro mas eu canto, 34ª Bienal de São Paulo", Brasil, 2021. Foto: Filipe Berndt
Prayer Birds, 2024, cinco bandeiras (azul, branca, vermelha, verde e amarela), montadas verticalmente em cascata, cordas, madeiras e mosquetões, 240 x, 140 cm. Projeto comissionado para AS/Art at Americas Society durante a exposição "The Appearance: Art of the Asian Diaspora in Latin America & the Caribbean", Nova Iorque, EUA, 2024. Foto: Sarah Sanchez / cortesia Art at Americas Society
Prayer Birds, 2024, cinco bandeiras (azul, branca, vermelha, verde e amarela), montadas verticalmente em cascata, cordas, madeiras e mosquetões, 240 x, 140 cm. Projeto comissionado para AS/Art at Americas Society durante a exposição "The Appearance: Art of the Asian Diaspora in Latin America & the Caribbean", Nova Iorque, EUA, 2024. Foto: Sarah Sanchez / cortesia Art at Americas Society
Visão geral da exposição "Caverna", 2024. Instalação site-specific - área de 300 metros quadrados pintada à mão. Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil, 2024
Visão geral da exposição "Caverna", 2024. Instalação site-specific - área de 300 metros quadrados pintada à mão. Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil, 2024
Visão geral da exposição "Caverna", 2024. Instalação site-specific - área de 300 metros quadrados pintada à mão. Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil, 2024
Visão geral da exposição "Caverna", 2024. Instalação site-specific - área de 300 metros quadrados pintada à mão. Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil, 2024
Visão geral da exposição "Caverna", 2024. Instalação site-specific - área de 300 metros quadrados pintada à mão. Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil, 2024
Visão geral da ARCOmadrid, Espanha, 2025. Foto: GRAYSC
Visão geral da ARCOmadrid, Espanha, 2025. Foto: GRAYSC
Visão geral da ARCOmadrid, Espanha, 2025. Foto: GRAYSC
Visão geral da ARCOmadrid, Espanha, 2025. Foto: GRAYSC
Mata 2024/02, 2019-2024, resina acrílica e pigmentos sobre linho, 55 x 40 cm
Mata 2024/03, 2019-2024, resina acrílica e pigmentos sobre linho, 55 x 40 cm
Mata 2024/08, 2019-2024, resina acrílica e pigmentos sobre linho, 55 x 40 cm
Mata 2024/09, 2019-2024, resina acrílica e pigmentos sobre linho, 55 x 40 cm
Mata 2024/10, 2019-2024, resina acrílica e pigmentos sobre linho, 55 x 40 cm
Mata 2024/11, 2019-2024, resina acrílica e pigmentos sobre linho, 55 x 40 cm
Mata 2024/12, 2019-2024, resina acrílica e pigmentos sobre linho, 55 x 40 cm
Mata 2024/16, 2019-2024, resina acrílica e pigmentos sobre linho, 55 x 40 cm
Mata 2024/22, 2019-2024, resina acrílica e pigmentos sobre linho, 55 x 40 cm
Mata 2024/23 | Mata 2024/24, 2019-2024, resina acrílica e pigmentos sobre linho, 55 x 40 cm
Mata 2024/26, 2019-2024, resina acrílica e pigmentos sobre linho, 55 x 40 cm
Mata 2024/25, 2019-2024, resina acrílica e pigmentos sobre linho, 55 x 40 cm
Visão geral da SP-Arte, São Paulo, Brasil, 2023. Foto: Filipe Berndt
Visão geral da SP-Arte, São Paulo, Brasil, 2023. Foto: Filipe Berndt
Visão geral da SP-Arte, São Paulo, Brasil, 2023. Foto: Filipe Berndt
Visão geral da SP-Arte, São Paulo, Brasil, 2023. Foto: Filipe Berndt
Visão geral da SP-Arte, São Paulo, Brasil, 2023. Foto: Filipe Berndt
Sem título (Série MATA), 2023, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 120 cm
Sem título (Série MATA), 2023, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm
Sem título (Série MATA), 2023, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm
Sem título (Série MATA), 2023, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm
Sem título (Série MATA), 2022, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm
Visão geral da exposição “Sopra a ave-do-paraíso, voa longe a viúva negra”, Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo (IABsp) Central Galeria, 2025. Foto: Cortesia Central Galeria / Filipe Berndt
Sem título (Série MATA), 2023, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm
Sem título (Série MATA), 2023, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 120 cm
Sem título (Série MATA), 2023, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 330 cm
Sem título (Série MATA), 2023, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 330 cm
Sem título (Série MATA), 2023, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 170 x 150 cm
Visão geral da exposição "Mata À VENDA". Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil, 2021
Visão geral da exposição "Mata À VENDA". Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil, 2021
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 69 cm (díptco)
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm
Visão geral da exposição "Mata À VENDA". Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil, 2021
Visão geral da exposição "Mata À VENDA". Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil, 2021
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 197 x 155 cm
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm (díptco)
Visão geral da exposição "Mata À VENDA". Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil, 2021
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 160 cm (díptco)
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 220 x 90 cm
Visão geral da exposição "Mata À VENDA". Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil, 2021
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 197 x 160 cm
Sem título (Série MATA), 2021, resina acrílica e pigmentos sobre tela, 180 x 160 cm
Visão geral da exposição "Mata À VENDA". Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil, 2021
Visão geral da exposição "Mata À VENDA". Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil, 2021
Tuiuiú, 2017, spray sobre tecido. Delfina Foundation, Londres
Tuiuiú, 2017, spray sobre tecido. Delfina Foundation, Londres
Tuiuiú, 2017, spray sobre tecido. Delfina Foundation, Londres
Tuiuiú, 2017, intervenção entre espaços privado, público e institucional - tecidos, sprays, ventilador, imãs, catálogos de exposição, agulhas e linhas. ABER, Praça Dom José Gaspar e Biblioteca Mario de Andrade, São Paulo, Brasil (a convite do Coletivo Sem Título s.d.)
Tuiuiú, 2017, intervenção entre espaços privado, público e institucional - tecidos, sprays, ventilador, imãs, catálogos de exposição, agulhas e linhas. ABER, Praça Dom José Gaspar e Biblioteca Mario de Andrade, São Paulo, Brasil (a convite do Coletivo Sem Título s.d.)
Tuiuiú, 2017, intervenção entre espaços privado, público e institucional - tecidos, sprays, ventilador, imãs, catálogos de exposição, agulhas e linhas. ABER, Praça Dom José Gaspar e Biblioteca Mario de Andrade, São Paulo, Brasil (a convite do Coletivo Sem Título s.d.)
Tuiuiú, 2017, intervenção entre espaços privado, público e institucional - tecidos, sprays, ventilador, imãs, catálogos de exposição, agulhas e linhas. ABER, Praça Dom José Gaspar e Biblioteca Mario de Andrade, São Paulo, Brasil (a convite do Coletivo Sem Título s.d.)
Compro ouro, 2019, ação/performance em colaboração com arte-educadores e equipes de limpeza terceirizados de uma instituição cultural bancária: coletes amarelos, carvão, urucum e caixas de som. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
Compro ouro, 2019, ação/performance em colaboração com arte-educadores e equipes de limpeza terceirizados de uma instituição cultural bancária: coletes amarelos, carvão, urucum e caixas de som. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
Compro ouro, 2019, ação/performance em colaboração com arte-educadores e equipes de limpeza terceirizados de uma instituição cultural bancária: coletes amarelos, carvão, urucum e caixas de som. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
Compro ouro, 2019, ação/performance em colaboração com arte-educadores e equipes de limpeza terceirizados de uma instituição cultural bancária: coletes amarelos, carvão, urucum e caixas de som. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
Compro ouro, 2019, ação/performance em colaboração com arte-educadores e equipes de limpeza terceirizados de uma instituição cultural bancária: coletes amarelos, carvão, urucum e caixas de som. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
Visão geral da exposição "Menas". Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil, 2017
Visão geral da exposição "Menas". Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil, 2017
Visão geral da exposição "Menas". Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil, 2017
Menas, 2013-2017, guache e bordado sobre papel dobrado sobre caixas de papelão de supermercado
Visão geral da exposição "Black Stream". Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto, Brasil, 2019
Visão geral da exposição "Black Stream". Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto, Brasil, 2019
Visão geral da exposição "Black Stream". Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto, Brasil, 2019
Quimeras #5, 2008, resina acrílica sobre tela, 230 cm x 200 cm
Quimeras #6, 2008, resina acrílica sobre tela, 230 cm x 200 cm
Bakemono #1, 2010, resina acrílica sobre tela, 130 x 200 cm
Princesa, 2009, resina acrílica e pigmento sobre tela, 200 x 230 cm
Bakemono, 2011, instalação imersiva - resina acrílica sobre telas sobre galeria comercial. Casa Triângulo, São Paulo, Brasil. Foto: Edouard Fraipont
Bakemono #3, 2010, resina acrílica sobre tela, 130 x 400 cm
Bakemono #5, 2010, resina acrílica sobre tela, 100 x 100 cm
Bakemono #19, 2010, resina acrílica sobre tela, 200 x 140 cm
Estacionamento, 2008, instalação - tinta acrílica sobre painéis expositivos. Mostra "Oriente, Ocidente", CCSP-Centro Cultural São Paulo, Brasil
Estacionamento, 2008, instalação - tinta acrílica sobre painéis expositivos. Mostra "Oriente, Ocidente", CCSP-Centro Cultural São Paulo, Brasil
Estacionamento, 2008, instalação - tinta acrílica sobre painéis expositivos. Mostra "Oriente, Ocidente", CCSP-Centro Cultural São Paulo, Brasil
Estacionamento, 2008, instalação - tinta acrílica sobre painéis expositivos. Mostra "Oriente, Ocidente", CCSP-Centro Cultural São Paulo, Brasil
Éter, 2009, instalação imersiva - alvenaria e resina acrílica sobre piso, paredes e teto em galeria comercial. Galeria Virgilio, São Paulo, Brasil
Éter, 2009, instalação imersiva - alvenaria e resina acrílica sobre piso, paredes e teto em galeria comercial. Galeria Virgilio, São Paulo, Brasil
Éter, 2009, instalação imersiva - alvenaria e resina acrílica sobre piso, paredes e teto em galeria comercial. Galeria Virgilio, São Paulo, Brasil
Éter, 2009, instalação imersiva - alvenaria e resina acrílica sobre piso, paredes e teto em galeria comercial. Galeria Virgilio, São Paulo, Brasil
Éter, 2009, instalação imersiva - alvenaria e resina acrílica sobre piso, paredes e teto em galeria comercial. Galeria Virgilio, São Paulo, Brasil
Quimera, 2007, instalação imersiva - alvenaria e resina acrílica sobre piso, paredes e teto em galeria comercial. Galeria Virgilio, São Paulo, Brasil
Quimera, 2007, instalação imersiva - alvenaria e resina acrílica sobre piso, paredes e teto em galeria comercial. Galeria Virgilio, São Paulo, Brasil
Visão geral da exposição "O Cru e o Cozido". Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto, Brasil, 2013
Oswaldinho, 2013, resina acrílica sobre tela, 235 x 150 cm cada (díptico)
Hanafuda, 2013, resina acrílica sobre tela, 235 x 150 cm
Bandera, 2013, resina acrílica sobre tela, 235 x 150 cm
Visão geral da exposição "Aproximações". Temporada de Projetos 2007-2008, Paço das Artes, São Paulo, Brasil
Aproximações, 2003-2007, resina acrílica de parede sobre lona
Aproximações, 2003-2007, resina acrílica de parede sobre lona
Visão geral da exposição "Dominó". Faculdade de Medicina USP-Ribeirão Preto, Brasil, 2008
Visão geral da exposição "Dominó". Faculdade de Medicina USP-Ribeirão Preto, Brasil, 2008
Visão geral da exposição "Dominó". Faculdade de Medicina USP-Ribeirão Preto, Brasil, 2008
Visão geral da exposição "Dominó". Faculdade de Medicina USP-Ribeirão Preto, Brasil, 2008
Ramen, 2008, instalação - resina acrílica sobre painéis expositivos. Mostra "Estado de Exceção", Paço das Artes, São Paulo, Brasil
Ramen, 2008, instalação - resina acrílica sobre painéis expositivos. Mostra "Estado de Exceção", Paço das Artes, São Paulo, Brasil
Ramen, 2008, instalação - resina acrílica sobre painéis expositivos. Mostra "Estado de Exceção", Paço das Artes, São Paulo, Brasil
Ramen, 2008, instalação - resina acrílica sobre painéis expositivos. Mostra "Estado de Exceção", Paço das Artes, São Paulo, Brasil
Alice Shintani
1971 - São Paulo, Brasil
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil
Nascida entre Diadema, Suzano e São Paulo, Alice Shintani é formada em engenharia de computação pela Unicamp (1993) e trabalhou ativamente nos projetos pioneiros de implantação da internet no Brasil. A partir dos anos 2000, migra para as artes através de cursos e participações em mostras como “Rumos Itaú Cultural” (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, 2007-2008) e “Nova Arte Nova” (CCBB RJ e SP, 2008-2009). Na década seguinte, passa a acompanhar a reocupação do espaço público pelas ruas de São Paulo, chegando a desligar-se completamente do sistema de arte entre 2014 e 2016 para atuar em tempo integral como vendedora ambulante de doces em feiras livres e praças da cidade. Retorna ao circuito em 2017, premiada pela feira SP-Arte com uma bolsa de residência na Delfina Foundation em Londres, e convidada para temporadas como artista-visitante na Valand Academy (Gotemburgo, 2017), Hablar En Arte (Madri, 2018), Complexo do Juquery (Franco da Rocha, 2019) e SMU Meadows School (Dallas, 2026). Entre 2020 e 2022, integrou a 34a Bienal de São Paulo “Faz Escuro Mas Eu Canto” e de seu programa de itinerâncias pelo Brasil, Santiago (Chile) e Arles (França). Em 2024, participou do programa “Flag Series” a convite da Americas Society em Nova York e de “100 Anos de Arte Brasileira”, exibida no Pavilhão da Bienal por ocasião da cúpula do G20.
Suas obras fazem parte dos acervos institucionais da Fundação Bienal de São Paulo (Arquivo Wanda Svevo), Pinacoteca do Estado de São Paulo, Palácio do Itamaraty (Governo Federal) e LUMA Arles Foundation.
formação
1989-1993
Graduação em Engenharia de Computação. UNICAMP / Universidade de Campinas
exposições individuais
2024
Prayer Birds, Flags Project, ASCO/A, Nova Iorque, EUA
Caverna, Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirao Preto, Brasil
2021
Mata À VENDA. Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo.
2019
Black Stream. Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto, Brasil
Compro Ouro. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo
2017
Menas. Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil
2013
O Cru e o Cozido. Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto, Brasil
2012
Hanafuda. Mercedes Viegas Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil
2011
Bakemono. Casa Triângulo, São Paulo, Brasil
2010
Sinopse. Mercedes Viegas Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil
2009
Éter. Galeria Virgilio, São Paulo, Brasil
2008
Éter. Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto, Brasil
Dominó. Faculdade de Medicina USP-Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, Brasil
2007
Quimera. Galeria Virgílio, São Paulo, Brasil
Estações. I Mostra do Programa de Exposições, Centro Cultural São Paulo, Brasil
Aproximações. Temporada de Projetos 2007-2008, Paço das Artes, São Paulo, Brasil
exposições coletivas
2025
Sopra a ave-do-paraíso, voa longe a viúva negra, Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo (IABsp) / Central Galeria, São Paulo Brasil
2024
100 anos de arte brasileira, G20 International Summit, Pavilhão da Bienal, São Paulo, Brasil
2023
O curso do sol, Gomide&Co, São Paulo Brasil
2022
Faz escuro mas eu canto (itinerância), 34ª Bienal de São Paulo, Luma Foundation, Arles, França
Faz escuro mas eu canto (itinerância), 34ª Bienal de São Paulo, Centro Nacional de Arte Contemporáneo Cerrillos, Santiago, Chile
Faz escuro mas eu canto (itinerância), 34ª Bienal de São Paulo, Espaço Cultural Unifor, Fortaleza, Brasil
Faz escuro mas eu canto (itinerância), 34ª Bienal de São Paulo, Solar da Beira, Belém do Pará, Brasil
Faz escuro mas eu canto (itinerância), 34ª Bienal de São Paulo, Palácio Boa Vista, Campos do Jordão, Brasil
Faz escuro mas eu canto (itinerância), 34ª Bienal de São Paulo, Centro Cultural Vale Maranhão, São Luis, Brasil
Faz escuro mas eu canto (itinerância), 34ª Bienal de São Paulo, Sesc Campinas, Brasil
2021
Faz escuro mas eu canto, 34ª Bienal de São Paulo, Brasil
2020
Vento, exposição antecipatória da 34ª Bienal de São Paulo, Brasil
2019
Soy Loco por Ti, Festival Juquery, Franco da Rocha, Brasil
2018
Sweet Home Residents. Matadero, Madrid, Espanha
2017
Coletiva, Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, Brasil
Delfina presents: Autumn residents 2017. Delfina Foundation, Londres, Reino Unido
OSSO. Exposição-apelo ao amplo direito de defesa de Rafael Braga. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo
Tuiuiú (Alice Shintani + Coletivo Sem Título s.d.). ABER, Biblioteca Mario de Andrade, São Paulo
Menas. SP-Arte, São Paulo
Tupinabentô. Sarau #3, Casateliê, São Paulo
2016
Olhar InComum: Japão Revisitado. Curadoria Michiko Okano. Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil
2014
65o Salão Paranaense. Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, Brasil
Painters of Tomorrow. Thames & Hudson / Beers Contemporary Gallery, Londres, Reino Unido
Survival Adaptations. Aggregate Space Gallery, Oakland, EUA
Órbita. Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto, Brasil
Momento Contemporâneo. Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil
2013
UTROPIC, Centrum Sztuki Wspólczesnej. Poznán, Polonia
Novas Aquisições. II Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea. Palácio do Itamaraty, Brasília, Brasil
2012
Acervo. Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirão Preto, Brasil
Artes e Ofícios 1 – Para Todos, Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo, Brasil
Coletiva 12. Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro, Brasil
Técnicas de Desaparecimento. Guantanamo, Cuba
Além da Forma. Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil
Labirinto Particular. Museu de Arte de Santa Catarina, Florianopolis, Brasil
2011
O Colecionador de Sonhos. Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil
Coletiva 11. Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro, Brasil
2010
Edições. Casa Triângulo, São Paulo, Brasil
Visumix Satyrianas. Praça Roosevelt, São Paulo, Brasil
Em Obras. Passagem Literária da Consolação, São Paulo, Brasil
2009
63o Salão Paranaense. Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, Brasil
Rumos Artes Visuais – Trilhas do Desejo. Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil
Rumos Artes Visuais – Um Lugar A Partir Daqui. Espaço Cultural ECCO, Brasília, Brasil
Rumos Artes Visuais – Trilhas do Desejo. Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
Nova Arte Nova. Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brasil
2008
Estado de Excecao. Paco das Artes, Sao Paulo, Brasil
Nova Arte Nova. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
BR 2008. Galeria Virgílio, São Paulo, Brasil
Coletiva. Galeria Mercedes Viegas, Rio de Janeiro, Brasil
Abraços na Arte: Brasil-Japão. Museu Rodin, Salvador, Brasil
Happy Hour. Ateliê D-3, São Paulo, Brasil
Arte Brasileira Contemporânea. Galeria Murilo Castro, Belo Horizonte, Brasil
Oriente, Ocidente. Centro Cultural Sao Paulo, SP
33o Salao de Ribeirao Preto Nacional Contemporaneo. Ribeirao Preto, Brasil
12o Salao Paulista de Arte Contemporanea. Casa das Rosas, Sao Paulo, Brasil
Arte Brasil-Japão. MAC-USP, Sao Paulo, Brasil
Salao Unama de Pequenos Formatos, Galeria Graca Landeira, Belem, Brasil
36o Salao de Arte Contemporanea de Santo Andre, Brasil
Traçados Modernos e Contemporaneos, Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirao Preto, Brasil
2007
Conjunção | Conexao, Galeria Marcelo Guarnieri, Ribeirao Preto, Brasil
Olho Sobre Tela. Mapa das Artes | Casa da Xiclet, Sao Paulo, Brasil
2006
9o Salao Nacional Victor Meirelles, Museu da Arte de Santa Catarina, Florianopolis, Brasil
25o Arte Para, Fundacao Romulo Maiorana, Belem, Brasil
VIII Bienal Nacional do Recôncavo, Centro Cultural Dannemann, São Felix, Brasil
10a Bienal Nacional de Santos, Brasil
6o Salao de Arte do Amapa, SESC Amapa, Macapa, Brasil
2005
30o Salao de Arte Contemporanea de Ribeirao Preto, Museu de Arte de Ribeirao Preto, Brasil
37o Salao de Arte Contemporanea de Piracicaba, Brasil
33o Salao Bunkyo de Arte Contemporanea, Associacao Cultural Nipo-Brasileira, São Paulo, Brasil
2004
VII Bienal Nacional do Reconcavo, Centro Cultural Dannemann, São Felix, Brasil
36o Salao de Arte Contemporanea de Piracicaba, Brasil
I Salao Aberto Paralelo à 26a Bienal de São Paulo, Casa das Retortas, São Paulo, Brasil
São Paulo, Uma Viagem de 450 anos, SESC São Paulo, SP
Salão Bunkyo Mostra Comemorativa SP 450 anos, Associação Cultural Nipo-Brasileira, São Paulo, Brasil
2003
III Salão Bunkyo de Pintura Figurativa, Associação Cultural Nipo-Brasileira, São Paulo, Brasil
coleções
LUMA Foundation, Arles, França
Fundação Bienal de São Paulo (Arquivo Wanda Svevo), São Paulo, Brasil
Palácio do Itamaraty (Governo Federal), Brasilia, Brasil
Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil
Museu de Arte de Santa Catarina, Florianopolis, Brasil
Centro Cultural Dannemann, Sao Felix, Brasil
Pinacoteca Miguel Dutra, Piracicaba, Brasil
premiações
2017
Prêmio de residência sp-arte. Delfina Foundation, Londres.
2014
100 Painters of Tomorrow. Thames & Hudson catalogue
2012
Prêmio-aquisição II Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea. Ministério das Relações Exteriores, Brasília, Brasil
2009
Finalista Bolsa Iberê Camargo, edição 2009. Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, Brasil
2007
Prêmio-aquisição 9o Salão Nacional Victor Meirelles 2006. Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
2006
Prêmio-aquisição VIII Bienal Nacional do Recôncavo. Centro Cultural Dannemann, São Félix, Brasil
2004
Prêmio-aquisição 36o Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, Piracicaba, Brasil
residências
2019
Residência Artística Soy Loco Por Ti Juquery. Complexo Hospitalar do Juquery, Franco da Rocha, São Paulo, Brasil
2018
Programa de Residência Sweet Home, Hablar en Arte / Curators Network, Madrid, Espanha
2017
Delfina Foundation, Londres, Reino Unido
Valand Academy (artista-visitante), Gotemburgo, Suécia
publicações
2023
O curso do sol, Gomide&Co, São Paulo, Brasil
2021
Faz escuro mas eu canto, 34ª Bienal de São Paulo, Brasil
2014
100 Painters Of Tomorrow. Thames & Hudson, Londres, Nova York
2009
Revista Lugares. Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre
Rumos Artes Visuais, Trilhas do Desejo. Instituto Itaú Cultural, São Paulo
Nova Arte Nova. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro
2008
GEE Magazine. Berlim, Alemanha