Pierre Verger: Viajante


Ribeirão Preto

Abertura:
16 de abril, 2025 / 10h–18h

Período de visitação:
16 de abril a 16 de maio de 2025

A Galeria Marcelo Guarnieri apresenta, entre 16 de abril e 16 de maio de 2025, em nosso espaço de Ribeirão Preto, “Viajante”, exposição individual de Pierre Verger. A mostra reúne um conjunto de fotografias realizadas entre as décadas de 1930 e 1960 durante suas viagens pelos cinco continentes, em países como Brasil, Egito, Vietnã, França, Peru, Benin, Mali e Haiti.

Além de fotógrafo, Pierre Verger era também etnólogo, antropólogo e pesquisador. Durante grande parte de sua vida, esteve profundamente envolvido com as culturas afro-brasileiras e diaspóricas, direcionando uma especial atenção aos aspectos religiosos, como os cultos aos Orixás e aos Voduns. Antes de chegar à Bahia, no Brasil, em 1946, Verger trabalhou por quase quatorze anos viajando pelo mundo como fotógrafo, negociando suas imagens com jornais, agências e centros de pesquisa, e em Paris, mantinha ligações com os surrealistas e antropólogos do Museu do Trocadéro. Nos quatro anos que antecederam sua chegada, passou pela Argentina e pelo Peru, trabalhando por um tempo no Museo Nacional de Lima.

Ao chegar no Brasil, colaborou com a revista O Cruzeiro e em Salvador, onde foi viver, pôde registrar, de uma maneira muito particular, o cotidiano de uma cidade essencialmente marcada pela cultura da África Ocidental. Seu fascínio por aquilo ou por aqueles que fotografava ia além da imagem, havia um interesse pelo contexto, suas histórias e tradições, algo que pode ser notado não só em seu trabalho com a fotografia, mas também com a pesquisa. Pierre Verger integra-se de tal maneira à Bahia e sua cultura que em 1951 passa a exercer a função de ogã no terreiro Opô Afonjá de Salvador e no Benin, África, torna-se babalaô.